O prendedor de gravata tem a função de manter a gravata bem alinhada e (presa) ao corpo, garantindo mais liberdade de movimento para as atividades do dia-a-dia, como lavar as mãos, escovar os dentes, almoçar e por aí vai sem sujar a gravata.
Ok. Esta é a parte prática do prendedor de gravata. É preciso levar em conta que ele é mais um elemento de destaque no traje e, por isso, ele pode ser usado no modo “quero que fique discreto” ou no modo “quero uma composição criativa”.
Cores neutras
Cores mais neutras, como preto, prata, marrom e branco ou que não destoe muito do restante do traje, não irão se destacar tanto e a gravata continuará sendo a principal peça a chamar a atenção para a região.
Modo composição criativa
Aqui o que está em jogo é a coordenação de cores entre o prendedor e a gravata. Por exemplo, cores próximas ou tom sobre tom. Também é possível fazer uma brincadeira entre cores quentes e frias, que sejam complementares, e que podem ajudar a criar um contraste para destacar os dois elementos de uma forma mais criativa.
Qual o lugar certo?
Posicionar o prendedor de gravata não tem mistério. A regra básica é que ele deve ficar na altura do peitoral, fixado entre a terceira e a quarta casa dos botões da camisa, contando de cima para baixo. Isso porque, se for colocado muito acima, o acessório perde sua função de prender a gravata. Se posicionado muito abaixo, além de direcionar o olhar para a barriga, não ficará exposto quando usado junto com o paletó.