1. Gravata Borboleta, será?
Pegadinha muito comum na hora de escolher o modelo da gravata: muitos noivos que usam gravata durante o dia a dia (para trabalho, por exemplo), pelo hábito, acabam optando diretamente pela gravata tradicional. Então, vale incentivar o noivo a testar novas possibilidades, como a gravata borboleta, para ver como ele se sente. Muitos acabam se surpreendendo positivamente, se achando “mais noivo” e, com certeza, com um visual mais diferente do que o habitual.
Apesar de ser considerado o modelo mais formal fora do Brasil, a gravata borboleta vem ganhando cada vez mais adeptos por aqui, principalmente, nos casamentos mais despojados e ao ar livre. A gravata traz destaque para o rosto, além de ser um modelos menos utilizado pelos convidados, o que traz evidência para o noivo. É uma opção muito legal para um dia tão importante para o homem como o seu casamento.
2. Noivo tem que usar gravata branca ou off-white?
O casamento de vocês vai ser super clássico? O noivo é bem tradicional? Aposte sem medo. Neste caso, tanto a borboleta quanto a gravata tradicional funcionam.
Na versão Gravata Borboleta + Lenço de Nolso Off-white:
Na versão Gravata Regular Off-White + Lenço de Bolso Off-White e padrinhos com a clássica Gravata de Prata de Seda:
Agora, se o casamento de vocês será mais despojado ou mais moderno, existem infinitas possibilidades de combinação com o traje. Gravatas com tons de rosa e gravata azul estão sendo cada vez mais usadas pelos noivos.
3. As gravatas dos Padrinhos devem seguir a gravata do noivo?
Aqui o segredo é a coordenação. Os padrinhos não devem usar exatamente a mesma gravata do noivo, afinal de contas, o noivo também precisa se destacar dos demais homens da festa. Existem alguns truques, como usar uma cor diferente. Outra forma é o acabamento, mais acetinado para o noivo e mais opaco para os padrinhos. E, o formato, é claro. Como, por exemplo, o noivo de gravata borboleta e os padrinhos com uma gravata Slim ou tradicional. Ou vice-versa.
Uma forma mais simples de combinar toda a gravataria é brincando entre as tonalidades. O noivo com um tom mais forte, os padrinhos com mais leve e os pais, com um tom intermediário, por exemplo.
Uma combinação mais complexa e mais interessante, é coordenar as cores, usando cores complementares (são as cores opostas no ciclo cromático, como o laranja e azul) e as cores análogas (cores próximas no ciclo cromático, como verde e amarelo). Além de garantir a harmonia (principalmente para a hora da foto!) dos padrinhos, a gravata é um presente bem bacana para os padrinhos, que pode ser entregue na hora de convidá-los, por exemplo.
4. Não quero que os padrinhos usem gravata. E agora?
Tem solução! O legal é ter um acessório de alfaitaria igual para todos, até para destaca-los dos demais convidados. Além da padronização garantir fotos memoráveis. Você pode optar pelo suspensório, lenço de bolso ou meia. São 3 soluções bem legais que funcionam muito bem para casamentos com uma proposta mais leve e criativa.
5. Mas, os padrinhos e pajens precisam combinar com a decoração?
Sim e não. É claro que os padrinhos e pajens não fazem parte da decoração, portanto não precisam seguir as cores das flores, por exemplo. Mas, considerando que todos os detalhes do casamento são pensados baseado no estilo que os noivos querem imprimir na festa, as gravatas também precisam estar alinhadas à este conceito. Por exemplo, os noivos querem um estilo mais romântico e leve, optaram por tons pastéis na identidade visual e decoração. E, escolhem um vermelho vivo para a gravata. Difícil imaginar uma harmonia nessa escolha, certo?
O mais importante, sempre, é levar em consideração o estilo do casamento. A gravata é mais um elemento dentre tantos outros, e, é a união de todos esses elementos que irá deixar o casamento com a cara dos noivos, de um jeito único e especial.