Dentre as opções disponíveis de terno para o homem contemporâneo, algumas cores vêm se destacando, como os tons de vinho: terno bordô, terno marsala ou terno roxo. Esses tons, geralmente, mais fechados, criam um visual social moderno.
Por não ser uma cor neutra, como os ternos mais tradicionais, como o cinza, o azul ou o preto, por exemplo, a dúvida aparece na hora de coordenar a gravata e outros acessórios com um terno vinho.
Ora puxando para o roxo, ora para o vermelho, a sugestão é que os tons de vinho sejam coordenados com gravatas em cores neutras ou cores próximas ao tom.
Cores neutras
Uma gravata cinza é uma boa pedida para equilibrar a composição com o terno vinho, que já traz o destaque para o traje. A tonalidade da gravata pode acompanhar a tonalidade do traje, por exemplo.
Outros tons, como o Off-white e o prata também funcionam bem com o vinho.
Cores próximas
São as cores vizinhas no círculo cromático. Como o terno vinho pode variar entre tons de roxo e vermelho, uma cor fria e uma cor quente, as cores próximas podem ser os tons de azul ou outros tons próximos ao vermelho, como o marsala, o bordô, ou mesmo o rosa.
Foto: Vitor Barboni