A reunião costuma ter um objetivo, um tema, um propósito. A forma como será conduzida e por quem também é um ponto a se considerar. Além disso, as pessoas estarão mais próximas e focadas na conversa. Qual será o seu papel, o que você tem a dizer e a conquistar?
O visual faz parte da tarefa, ele é mais um ingrediente da sua mensagem. Com uma apresentação cuidadosa e um traje bem alinhado, você já andou metade do caminho para o sucesso da sua presença na reunião.
Qual é a melhor versão do seu traje profissional? O terno completo, uma boa gravata, um lenço de bolso? Então aposte nestas peças para os dias de reunião, em caso de um ambiente mais formal. Para ambientes mais casuais, aposte na mistura de elementos semi formais com formais, como um blazer, uma calça de sarja e camisa social, por exemplo. paletó com um lenço de bolso também é uma boa opção. Gravatas estampadas, as listras ou o xadrez, também são boas opções para ambientes mais leves.
A cor da gravata e a mensagem que você quer passar
As cores escolhidas também são importantes. Elas despertam percepções e sensações. No traje social, como a neutralidade de cores é comum, a gravata costuma dar o tom no visual.
Então, considere o seu papel na reunião. Em situações de conflito, gravatas em cores frias como o azul e o verde transmitem calma e equilíbrio emocional. Para conquistar algo e mostrar dinamismo e entusiasmo, cores quentes, como o laranja e o vermelho podem ajudar. O cinza e o marrom são sóbrios, trazem neutralidade e mostram maturidade, assim ajudam a passar uma imagem confiante.
Se frequentemente as reuniões chegam de surpresa, é importante manter algumas dessas peças à disposição, no carro ou no trabalho, assim fica mais fácil estar sempre preparado. A ideia é manter um paletó e uma gravata neutra para qualquer situação. Ou mesmo um blazer, um lenço de bolso, para dar um ar mais cuidadoso, se o seu ambiente de trabalho for mais casual.