A primeira impressão é aquela que abre portas para a segunda, a terceira e por aí vai, um relacionamento, não é? Por isso ela é tão importante. Quando você cuida da sua imagem pessoal e se apresenta de uma forma cuidadosa, melhor será a sua habilidade de se comunicar, ganhando a atenção do seu cliente. Dessa forma, você acaba mostrando também que se dedicou para aquela conversa, valorizando o encontro e o tempo dos seus interlocutores.
Um traje bem alinhado, como calça e paletó em tecidos de alfaiataria e cores neutras, passam credibilidade e te colocam um passo à frente. Mas existem algumas dicas para levar em conta quando se trata de uma primeira impressão. A ideia não é surpreender com o visual, exageros podem atrapalhar mais do que ajudar. Mantenha a roupa simples, mas impecável.
Uma reunião formal pede um traje com gravata. Prefira gravatas em tecidos naturais, elas trazem um visual mais elegante. Uma boa pedida é o acabamento dos tecidos naturais com acabamento mais opaco, como o algodão, a mistura da lã com a seda ou o jacquard de algodão, que traz padronagens sofisticadas feitas na própria trama do tecido, sem passar por processos de estamparia ou bordado.
As cores também são importantes. Muitas pessoas acreditam que o vermelho causa impacto, mostrando energia, determinação, força, poder, etc. Não é o caso aqui. Algumas cores transmitem equilíbrio emocional, estabilidade e segurança, e ajudam a passar mais credibilidade, como os tons de azul, por exemplo.
O azul pode ser exatamente o que você precisa para uma boa primeira impressão. Mesmo em tons mais abertos, é uma cor que fica discreta no traje social, evitando tirar a atenção do que realmente importa, a conversa.
Outras cores e tons neutros também ajudam na tarefa, como o cinza, os tons terrosos, ou um verde escuro, por exemplo.