É verdade que a gravata foi se adaptando aos diferentes gostos e cortes mais modernos de traje. A gravata slim é aquela com a largura da ponteira (a parte mais larga da gravata) mais fina, entre 4 e 6 centímetros. A diferença é pequena, mas é facilmente percebida e pode mudar a mensagem que o traje vai passar.
Quando usar a Gravata Slim
O modelo slim é considerado mais descolado que o modelo tradicional, mas não menos formal. Com o tecido e coordenação certos, você garante toda a formalidade da situação, sem perder o ar de contemporaneidade do traje.
A gravata slim tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto para o dia-a-dia, para os ambientes de trabalho que demandam o uso da gravata, quanto para eventos que pedem um traje formal com gravata, mas que não sejam tão tradicionais, como alguns estilos de festa de casamento ou formatura.
Descubra nossa Linha de Gravata Slim aqui.
Gravata Slim com Traje Slim
A gravata slim deve ser usada com um traje com o corte slim. É preciso considerar que a largura da lapela do paletó deve ser proporcional à largura da gravata. Então, se você tem um terno Slim, nada de usar uma gravata tradicional, ficará melhor coordenado com a gravata slim. A proporção deve ser levada em conta para a escolha da camisa também, ficando melhor com um colarinho mais curto, por exemplo.
Tipo Físico
Não existe um tipo físico ideal para a gravata slim, mas é interessante considerar a proporção de todo o traje. Caso esteja usando o traje completo, com paletó, a gravata deve seguir o corte do traje, como explicado acima. Caso a gravata seja usada apenas com a calça e camisa, é preciso considerar o porte de cada pessoa e a proporção da gravata com a camisa. Em pessoas acima do peso ou muito musculosas, a gravata slim pode não ficar proporcional, deixando a camisa muito exposta, podendo optar então pelo modelo regular.
O nó da Gravata
O tipo de nó também deve ser considerado quando for usar a gravata no modelo slim, pois nós mais grossos podem ficar muito exagerados, não é? Os melhores tipos de nó para serem usados com a gravata slim são aqueles pequenos e assimétricos, como o Four in Hand ou um Half Windsor.
Acessórios para acompanhar
A gravata slim tem um grande aliado, o prendedor. O acessório não é apenas um complemento estiloso para o visual, ele tem a função de prender a gravata junto a camisa e deixar a pessoa mais à vontade para se movimentar. Ele pode ser coordenado com a cor da gravata, criando um contraste bem bacana no traje, ajudando a dar um toque pessoal.