5% de desconto com o cupom BFRIDAY | Frete grátis a partir de R$450

Como escolher o tecido da sua gravata

Tecidos naturais para gravatas

O tecido é uma das primeiras coisas a serem consideradas ao escolher uma gravata. Isto porque eles diferem um dos outros em propriedades e formas de produção e formam gravatas com aspectos diferentes.

Eles podem ser mais leves ou mais encorpados. Podem ter mais ou menos elasticidade, influenciando nos cuidados ao guardar, pois podem amassar com mais ou menos facilidade. As características de cada tecido são importantes para a escolha do tipo de traje que a gravata vai acompanhar, da ocasião de uso, do clima, e por aí vai.

Tecidos nobres e naturais são sempre melhores opções, além de mais sustentáveis, cada um com suas particularidades. Descubra como escolher sua gravata por tecido.

Algodão

O algodão é um tecido leve, ideal para climas quentes e tropicais, como é o caso do Brasil. Mas por ser um tecido respirável, também funciona em temperaturas mais frias. As fibras do algodão absorvem e liberam a umidade do corpo, ajudando a manter o frescor. Por ser um tecido natural, é também mais sustentável.

A gravata de algodão é menos formal, mas funciona bem com as peças sociais do dia-a-dia, por isso é uma boa opção para o trabalho, por exemplo. Ela também fica bem bacana para eventos sociais à luz do dia ou mesmo aqueles mais descontraídos, por seu acabamento mais opaco, que não exigem tanta formalidade, mas pedem um toque elegante.

Seda

A seda é um tecido nobre e naturalmente acetinado, a gravata de seda é a mais clássica que existe. Sua composição provém de fibras naturais que formam um tecido confortável, leve, macio e, ainda, resistente. Além disso, a seda é um tecido que absorve bem a umidade, funcionando bem em climas quentes. Em climas frios, tem propriedades parecidas com a lã, isto é, não conduzem calor e mantém o corpo aquecido. 

A gravata de seda é um tecido apropriado para situações formais, seja no cotidiano de trabalho, deixando o visual sempre pronto para uma reunião ou uma apresentação importante, seja para um evento mais sofisticado, como uma casamento tradicional.

Lã Merino

A lã merino é um dos tecidos mais nobres do mundo com algumas propriedades impressionantes. As fibras absorventes da lã tem a capacidade de regular a temperatura, pois mantém o corpo seco no calor ao absorver a umidade, e aquecido no inverno, ao isolar o frio. O tecido ainda tem uma elasticidade natural, fazendo com que as peças feitas de lã merino mantenham sua forma original com mais facilidade e sem amassar.

A gravata de lã merino é uma opção muito interessante para criar um visual elegante e sofisticado. Quem curte um nó mais grosso, com o colarinho mais cheio, a gravata de lã merino é sua escolha. Com uma gramatura maior, facilmente traz este efeito para o visual.

Linho

O linho também é um dos tecido mais antigos do mundo, feito a partir de fibras vegetais, que lhe proporcionam um aspecto mais rústico. O linho possui algumas propriedades interessantes: é um tecido mais grosso, mas quando mistura ao algodão, fica leve e suave, garantindo maior conforto ao uso. Além disso, em geral o linho é bastante resistente e durável, ele não estica e é um dos únicos tecidos que ficam mais resistentes quando molhados. Por essas características, é também um tecido bastante apreciado no verão.  

A gravata de linho, por ter um aspecto rústico, é um tecido mais casual, apropriado para a luz do dia e trajes semiformais. Também funciona muito bem para casamentos diurnos ou noturnos com uma pegada mais rústica, como praia ou campo.  

O Francês Gravataria usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.