Festa de casamento é tudo de bom. Os noivos capricham nos detalhes, nas comidas e bebidas, na decoração, na música e quando a pista de dança é liberada, é só se jogar.
Para uma ocasião como essa, mesmo que você não seja um usuário assíduo de acessórios sociais, vale a pena dar uma elaborada maior no visual. Afinal, não é apenas escolher a primeira gravata que aparecer.
Lembre-se que de nada adianta vestir o traje de festa e relaxar na hora de escolher os acessórios. Uma gravata pode, por exemplo, atrair toda a atenção apenas para ela, diretamente para o seu rosto, ou de forma equilibrada para o conjunto da obra.
Por isso, criar a harmonia entre os acessórios, o traje e o clima da festa é mais importante do que você imagina. Mas, não é difícil, separamos algumas dicas para ajudar na hora de escolher os complementos do traje de festa.
Gravata Regular
Se o casamento é no estilo clássico, à noite e você não é da sua personalidade ser o mais ousado, nada melhor do que uma gravata tradicional. Seu traje provavelmente será escuro, como o preto, o grafite ou um azul marinho, por exemplo.
Neste caso, dê preferência aos acessórios em tons sóbrios e mais escuros, levemente acetinados, que vão deixar o visual elegante e discreto. Tons de vinho, como o marsala, azul marinho, cinza, chumbo ou mesmo preto, são boas opções.
Gravata Slim
A Gravata Slim apresenta a largura da ponteira um pouco menor que a gravata tradicional ou regular. Ela dá um toque mais moderno ao visual e costumam dar um toque menos formal. Vai muito bem com trajes na versão Slim, mais ajustados ao corpo e com lapelas mais estreitas.
Se o convite é para uma cerimônia mais moderna, como na praia, no campo, estilo rústico ou urbano, ou num jardim à luz do dia, a gravata slim pode ser a gravata perfeita para um traje elegante, mas não muito formal.
Se for à noite, os tecidos também podem ser os mais acetinados com tons como o marsala, o azul marinho, um verde escuro, chumbo, entre outros. Se for à luz do dia, você também pode apostar nos tecidos opacos, como algodão, nos tons de rosa, azul claro, lisas ou com poás, florais e outros padrões e cores de sua preferência, desde que coordene com a camisa e o paletó.
Borboleta
A gravata borboleta é um caso que requer atenção para convidados. Os noivos e padrinhos tem usado cada vez mais borboleta para fazer a composição da gravataria do casamento. Os convidados também podem usar, mas depende muito do clima da cerimônia.
Se a cerimônia for mais descontraída, fica mais fácil optar por este modelo. O ideal é que seja usada por quem já tem o costumo de usar esta versão, pois, como convidado de uma festa pode não ser o melhor momento de usar pela primeira vez.
Não quero usar gravata, e agora?
Tem solução! O legal é ter um acessório de alfaitaria igual para todos, até para destaca-los dos demais convidados. Além da padronização garantir fotos memoráveis. Você pode optar pelo suspensório, lenço de bolso ou meia. São 3 soluções bem legais que funcionam muito bem para casamentos com uma proposta mais leve e criativa.