1) Como guardar
O ferro não deve ser usado com frequência nas gravatas. A melhor forma de evitar amassados e rugas no tecido, é guardando adequadamente.
Use um cabide apropriado para pendurar as gravatas. Caso não tenha, pode usar um cabide fino. Você também pode guardá-la em forma de rolinho em uma gaveta. Atenção: enrole devagar, começando com o lado da menor ponta e deixando o rolo frouxo.
Se o tecido estiver amassado, uma dica boa é pendurar sua gravata no banheiro quando for tomar um banho quente, assim o vapor ajuda a tirar as marcas do tecido.
Se você usa gravata em viagens a trabalho, é legal de ter um case de gravatas para este fim. Assim, você garante que as gravatas cheguem alinhadas, mantendo o seu visual impecável.
2) Guarde sem o nó
Guardar a gravata com o nó feito pode desgastar o tecido e vai reduzir o tempo de vida útil de sua gravata. Conserve sua gravata guardando adequadamente após cada uso. Dica: utilize o mesmo método que você usou para fazer o nó, mas agora de traz pra frente. Não parece, mas é fácil. Tente!
3) Faça uso rotativo
Quem faz o uso constante de gravatas, deve evitar repetir a mesma gravata por dias consecutivos. A gravata precisa de um dia de descanso para voltar completamente à sua forma original e evitar aqueles amassados indesejados, então, se puder evitar, melhor. Tenha gravatas para pelo menos quatro dias da semana. Assim, o visual ainda fica diversificado.
4) Remoção de manchas
Adiantamos que remover manchas de gravata é uma missão difícil. Nossa recomendação é levar em uma lavanderia de sua confiança. Caso queira fazer em casa, pesquise o produto adequado para o tipo de mancha como, por exemplo, aquosa, oleosa, bebida alcoólica, entre outras. Teste o produto na parte de trás da gravata primeiro. Uma dica de ouro: use sempre um pano limpo e faça pequenas pressões usando o seu dedo indicador na mancha, NUNCA esfregue (nem precisamos dizer para jamais colocar na máquina de lavar, certo?).
5) Use um prendedor de gravatas
Você pode molhar ou manchar sua gravata sem querer em tarefas rotineiras, quando precisa inclinar o corpo, por exemplo, ao escovar os dentes, servir-se de comida, lavar louças, etc. Para evitar que a gravata mergulhe dentro da pia ou de uma panela de molho de tomate, por exemplo, você pode prendê-la por dentro da camisa. Mas, nem sempre fica bacana fazer isso, principalmente, em público. Um jeito estiloso de manter sua gravata protegida, é utilizar um prendedor de gravata.