5% de desconto com o cupom BFRIDAY | Frete grátis a partir de R$450

Como coordenar: gravata, terno e camisa

Existem inúmeras opções (e, portanto, possibilidades) de cores e estampas para terno, camisa e gravata. O terno geralmente traz tons mais neutros, como o azul marinho, preto, cinza ou mesmo bege, o que aumenta as possibilidades de combinação com a gravata. A combinação ideal costuma vir do bom senso, da experiência e da personalidade de cada um. Mas, às vezes, esses fatores podem precisar de um empurrãozinho, como algo mais objetivo e certeiro.

Vamos mostrar algumas regras que podem te inspirar para que você encontre a melhor combinação. Vamos tratar primeiro da regra das cores sólidas, em seguida podemos adicionar estampas à combinação.


A RODA DAS CORES

O círculo cromático serve como um guia para ajudar a encontrar a melhor forma de combinar cores sólidas entre as três peças: terno, camisa e gravata.

A) Uma cor variando o tom

Uma forma de combinar os elementos é usando cores monocromáticas, mas obrigatoriamente variando o tom entre elas. Como o exemplo abaixo, de terno azul marinho com gravata azul clara. Outro exemplo, seria uma camisa azul clara com uma gravata azul marinho.


B) Cores similares

As cores similares são vizinhas no círculo cromático (as cores análogas), como o azul e verde. Neste caso, a camisa branca funciona melhor, por ser neutra. Outra coordenação possível, seria, por exemplo, este terno com uma camisa azul clara e uma gravata roxa. Porque o roxo? É a cor mais próxima do azul, deixando essa transição ainda mais suave.

C) Cores complementares

As cores complementares são opostas no círculo cromático e causam um impacto maior. Você pode formar um contraste legal, como a clássica coordenação de azul com vermelho. Quer suavizar o constrate? Aposte no azul e rosa, por exemplo. 

O Francês Gravataria usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.